Quem somos

Conheça o GeoHereditas

Áreas de atuação

Patrimônio Natural

Produtos

Roteiro Geoturístico no Centro Velho de São Paulo

Projetos

Inventário de pontos de interesse geológico

Projetos

Divulgação de Geociências com geotecnologias

Produtos

Webmapping

previous arrow
next arrow
Slider

Quem somos

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) é um grupo de pesquisa sediado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP). O grupo tem como membros pesquisadores nas áreas de Geociências, Biociências, Ciências Sociais e Turismo e tem como objetivos principais promover práticas em Geoconservação em diversas regiões do Brasil.

Engloba as pesquisas associadas a inventários e avaliação de locais de interesse geológico e as ações e políticas necessárias para gerir estes locais em diferentes níveis governamentais e em áreas protegidas. Inclui também as estratégias relacionadas à geodiversidade in situ e ex situ. Por meio destas pesquisas é possível identificar locais relevantes e que devem ser conservados para o uso de todos nós, desta e das gerações futuras.

O estudo do Patrimônio Construído pode ser uma ferramenta bastante eficaz para auxiliar na preservação do patrimônio de uma cidade. Na medida em que as pessoas o conheçam melhor, elas passam a valorizá-lo e a conservá-lo, fazendo com que o Geoturismo Urbano passe a ser um instrumento de educação patrimonial efetivo, pois a pedra, mesmo sendo um ótimo material de construção não é eterna e deve ser conservada.

Divulgar o conhecimento geológico para públicos não especializados é um desafio que passa principalmente pela dificuldade em traduzir e interpretar o meio físico de maneira lógica e interativa. É indispensável que as informações geológicas sejam disseminadas de acordo com uma postura distinta daquela utilizada para difundir informações puramente científicas.

Linha de pesquisa voltada às novas fronteiras de aplicação do conhecimento geológico nas relações com a sociedade e na construção de uma cidadania planetária considerando a sustentabilidade, a conservação do patrimônio geológico e dos elementos da geodiversidade e da cultura local. Fundamenta-se em referenciais teóricos que promovem a compreensão da interface entre as Ciências da Terra e as Ciências Sociais, como a Aprendizagem Social, a Interdisciplinaridade e a Educação Transformadora.

As pesquisas básicas em Geociências envolvem mapeamento geológico, estudos em petrologia ígnea e metamórfica, geologia estrutural e tectônica, magnetismo de rocha, sedimentologia, entre outros, que constituem o material primordial para a divulgação de geociências. As pesquisas básicas contribuem para a identificação de locais chave para o entendimento da história do nosso planeta.

GeoHereditas é o nome do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo, um grupo sediado na Universidade de São Paulo que se dedica a trabalhos em um novo ramo das Geociências chamado de “Geoconservação”.

Os trabalhos em Geoconservação são primordialmente acadêmicos, porém seu alcance estende-se à sociedade através de ações como o ensino, a popularização de ciências, o geoturismo, e o ordenamento e gestão do território.

Por isso nosso grupo congrega pesquisadores de áreas diferentes que produzem trabalhos interdisciplinares que transcendem os limites da universidade.