ÁREAS DE ATUAÇÃO

O escopo dos trabalhos em geoconservação é interdisciplinar e envolve áreas que vão além da tradicional pesquisa básica em geociências. Em âmbito internacional programas na ONU (Organização das Nações Unidas) e IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) estão voltados para ações ligadas à esse novo ramo da ciência.

Slider

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) tem como objetivos fomentar e promover atividades de pesquisa, de debate e de extensão nas áreas de Geoconservação, Geodiversidade, Patrimônio Geológico, Geoparques, Geoturismo, Educação de Geociências e Educação Ambiental, tendo como alicerces a pesquisa geológica básica, a divulgação de Geociências e a interação Geodiversidade/Biodiversidade, para benefício das comunidades envolvidas.

As atividades do GeoHereditas estão distribuídas em cinco áreas principais.

Áreas de atuação

Pesquisas associadas a inventários, avaliação de locais de interesse geológico, ações e políticas necessárias de gestão em diferentes níveis governamentais e em áreas protegidas.

Estudos dos materiais geológicos utilizados na construção de monumentos e edifícios. Essa área envolve desde ensaios laboratoriais de rochas, métodos não destrutivos de análise, divulgação e educação patrimonial e geocientífica.

Elaboração de conteúdo e materiais para popularizar temas e conceitos em Geociências, desde material impresso, passando por conteúdo audiovisual até mídias interativas tridimensionais.

Ensino e extensão para diferentes públicos dos tópicos de interface das Ciências da Terra para a construção de uma sociedade cidadã considerando a sustentabilidade, a conservação do patrimônio geológico e os elementos da geodiversidade e da cultura loca

Mapeamento geológico, estudos em petrologia ígnea e metamórfica, geologia estrutural e tectônica, magnetismo de rocha, sedimentologia, entre outros, que constituem o material primordial para a divulgação de geociências.​