Projetos em andamento

Os projetos do GeoHereditas estão associados à área da Geoconservação, que abarca estudos sobre geodiversidade, patrimônio geológico, patrimônio construído, popularização das Geociências, Educação Ambiental e Educação em Geociências.

Aplicação de tecnologias geoespaciais em etapas de geoconservação, incluindo divulgação e comunicação científica, em pontos que já constam no inventário do patrimônio geológico do estado de São Paulo.

Integrantes: Maria da Glória Motta Garcia / Christine Bourotte / Eliane Aparecida Del Lama / Carlos Eduardo Manjon Mazoca / Renato Filipe Faria Henriques 

Estudo de dois tipos de materiais geológicos usados no patrimônio: rocha e argamassa/camada pictórica. Para entender o comportamento da rocha, estão previstas técnicas analíticas tradicionais e análises não destrutivas das rochas que constituem o patrimônio paulistano. Com relação à caracterização material de pinturas murais, serão utilizadas técnicas mineralógicas para a caracterização textural e composicional dos materiais de pinturas murais.

Integrantes: Eliane Aparecida Del Lama / Emílio Velloso Barroso / José Delgado Rodrigues / Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad.

Fragmentos de cerâmica encontrados em cerritos.

O presente projeto de pesquisa visa investigar as práticas pedagógicas em cursos de Geociências nas três universidades estaduais paulistas USP, UNESP e UNICAMP. A pesquisa está referenciada no campo da pedagogia universitária e ensino de Geociências, analisando as práticas docentes em cursos de bacharelado em Geologia e licenciatura em Geociências e Ciências Naturais. O referencial metodológico é baseado na categorização das práticas pedagógicas a partir das dimensões dos saberes docentes: saberes pedagógicos, profissionais e organizacionais e da dimensão do conhecimento profissional do professor.

Detalhe da capa do livro Geologia do Brasil, de V. Leinz.

This project applies the same methodological approaches to data collection and analysis in South Africa and Brazil, to facilitate comparison between the two countries, to identify and share good practice, and to identify gaps in knowledge and application of geoscience information for different user communities.

Integrantes: Maria da Glória Motta Garcia / Christine Bourotte / Jasper Knight 

Cratera de Vredefort, África do Sul