Inventários em unidades administrativas

São inventários feitos em unidades da administração pública (municípios, estados ou países). São importantes, porque podem fornecer aos administradores informações sobre os locais de interesse geológico que estão dentro dos limites administrativos.

Estado de São Paulo

O inventário é resultado do projeto “Patrimônio geológico do estado de São Paulo: identificação, conservação e avaliação de geossítios de valor científico com relevância nacional e internacional”, o primeiro na América Latina a seguir um método sistemático em escala estadual e com a participação da comunidade geocientífica. Os geossítios inventariados estão distribuídos em 11 categorias geológicas que representam a história geológica do estado.

O projeto foi sediado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc / USP), em parceria com a Universidade do Minho (Portugal) e a empresa Geodiversidade Soluções Geológicas Ltda, durante o período de 2013 a 2015.  Pesquisadores das seguintes instituições participaram do projeto: Universidade de São Paulo (USP), Instituto Geológico (IG/SIMA/SP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Paraná (UFPR). A proteção dos geossítios selecionados é essencial para preservar a memória científica do estado e para garantir pesquisas futuras.

Na primeira fase, o projeto inventariou 142 geossítios que, em conjunto, contam a história geológica do estado. São locais que vêm sendo utilizados, há muito tempo, em pesquisas científicas por várias universidades e instituições.

Contribua com esse projeto sugerindo geossítios:

Confira as referências utilizadas para a realização do inventário do estado de São Paulo, aqui.

Conheça as categorias geológicas e respectivos geossítios em destaque:

Litoral de São Paulo

Este projeto abrange os 16 municípios do litoral do estado de São Paulo e tem como objetivo auxiliar as administrações municipais a promover a geodiversidade local por meio de atividades sustentáveis como, turismo e educação. Cada município vem sendo inventariado separadamente, por meio de trabalhos de mestrado e doutorado do Instituto de Geociências da USP.