Caracterização pétrea de monumentos e edifícios históricos

As pedras utilizadas nas construções associam-se ao contexto histórico e econômico de uma cidade, por isso busca-se catalogar e identificar estes materiais, bem como avaliar seu estado de conservação.

A cidade de São Paulo possui vários edifícios e monumentos constituídos por pedras, como por exemplo, Granito Itaquera, Granito Cinza Mauá, Granito Preto Piracaia, Granito Rosa Itupeva e Arenito Itararé. Muitos monumentos paulistanos constituídos por estas pedras foram caracterizados por métodos não destrutivos.

A importância dos métodos não destrutivos está na capacidade de realizar análises de parâmetros diretamente nos bens culturais sem subtração de amostras, preservando sua integridade e produzindo grande volume de dados obtidos in situ, sendo desta forma mais viáveis e adequados para os estudos em patrimônio cultural.

Os métodos não destrutivos utilizados por nosso grupo de pesquisa são: espectrofotometria para obtenção da cor, determinação da velocidade de propagação de ondas ultrassônicas para avaliar a estabilidade interna da pedra, esclerometria para se correlacionar a dureza superficial da pedra e o método do cachimbo para avaliar a absorção de água pela pedra.

Vários monumentos e edifícios paulistanos já foram caracterizados a partir destes métodos, tais como, monumentos do centro velho de São Paulo, jazigos do Cemitério da Consolação, Monumento das Bandeiras, Monumento Ramos de Azevedo, Palácio da Justiça e Catedral Metropolitana de São Paulo. Muitos destes bens encontram-se bem conservados internamente, mas superficialmente a aparência estética fica prejudicada.

Análise de material pétreo de monumento do Cemitério da Consolação.

Consulte algumas publicações sobre este tema:

Del Lama E.A., Gimenez A.M.S., Grossi D., Machado D.F.R., Kuzmickas L., Rodrigues N.M. 2018. Patrimônio pétreo paulistano: análise sob a ótica de propagação de ondas ultrassônicas. Cadernos do Lepaarq, 15(30):229-236.

Suzuki A.T. 2018. Estudo e análise do estado de conservação das rochas, por método não destrutivo, do Palácio da Justiça de São Paulo. Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo (IGc-USP), 127 p.

Del Lama E.A. 2017. Análise do estado de conservação e as formas de alteração nos monumentos pétreos da cidade de São Paulo. Revista CPC (Centro de Preservação Cultural – USP), 23:207-225.

Del Lama E.A., Dehira L.K., Grossi D., Kuzmickas L. 2016. The colour of the granite that built the city of São Paulo, Brazil. Color Research and Application, 41(3): 241-245.

Grossi D. & Del Lama E.A. 2015. Ultrasound technique to assess the physical conditions of the Monument to Ramos de Azevedo. Revista Escola de Minas (REM), 68(2): 171-176.

Grossi D., Del Lama E.A., Garcia-Talegon J., Iñigo A.C., Vicente-Tavera S. 2015. Evaluation of colorimetric changes in the Itaquera granite of the Ramos de Azevedo Monument, São Paulo, Brazil. International Journal of Conservation Science, 6:313-322.

Machado D.F.R. 2015. Catedral da Sé de São Paulo: análise do estado de conservação das rochas do templo por métodos não destrutivos. Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo (IGc-USP), 180 p.

Gimenez A.M.S. & Del Lama E.A. 2014. Comportamento de ondas ultrassônicas no Granito Mauá para a conservação do Monumento às Bandeiras. Geologia USP – Série Científica, Revista do Instituto de Geociências-USP, 14(3):47-60.

Kuzmickas L. & Del Lama E.A. 2014. Utilização de métodos não destrutivos no patrimônio histórico: estudo de caso da escultura O Sepultamento de Victor Brecheret. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA), 4(1):9-22.

Grossi D. 2013. Análise do estado de conservação do Monumento a Ramos de Azevedo com utilização de métodos não destrutivos. Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo (IGc-USP), 138 p.

Kuzmickas L. 2013. Estado de conservação dos monumentos pétreos do Cemitério da Consolação, São Paulo. Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo (IGc-USP), 197 p.

Grossi D. & Del Lama E.A. 2012. Mapeamento das formas de intemperismo do Monumento a Ramos de Azevedo. Revista CPC (Centro de Preservação Cultural -USP), 14:169-187.

Del Lama E.A., Dehira L.K., Reys A.C. 2009. Visão geológica dos monumentos da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Geociências, 39(3):409-420.

Del Lama E.A. 2009. Instituto de Geociências da USP e Herança Cultural: Estreitando os Laços. Revista CPC (Centro de Preservação Cultural-USP), (7):173-182.

Reys A.C., Del Lama E.A., Dehira L.K. 2008. Monumentos da cidade de São Paulo: formas de alteração e conservação. Revista CPC (Centro de Preservação Cultural-USP), (5):93-122.

Del Lama E.A. 2006. Geologia e Herança Cultural. Revista Brasileira de Geociências, 36(2):379-381.