Geoturismo urbano

Geoturismo também inclui o patrimônio construído ou o geoturismo urbano, já que muitos monumentos e edifícios são constituídos por pedras, que por sua vez são elementos da geodiversidade. Afloramentos de rochas também podem ser encontrados no perímetro urbano, unindo-se assim, aspectos naturais e construtivos.

Podemos definir geoturismo urbano como o turismo praticado em lugares visitáveis em qualquer parte do perímetro urbano, seja na forma de patrimônio edificado, seja na forma de afloramentos de rocha, e que esteja relacionado com conceitos geológicos. O termo geoturismo urbano é recente, mas sua prática não. Desde os anos 1980, há trabalhos e roteiros publicados, com destaque para as publicações de Eric Robinson na Inglaterra.

Confira o vídeo do Geotour no Centro Velho de São Paulo, produzido pela equipe do GeoHereditas.

Também há roteiros em várias cidades brasileiras, como, por exemplo, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Salvador e Recife. O geoturismo urbano apresenta ramificações, como o geoturismo cemiterial e o geoturismo eclesiástico.

Consolata_Cemetery_3 (1)

Nos cemitérios, há uma grande diversidade pétrea nos jazigos, não só de pedras locais, como pedras importadas. O geoturismo cemiterial visa reconhecer e identificar as diferentes pedras que constituem os túmulos. Representa a oportunidade de conhecer os mais variados tipos petrográficos em um espaço restrito, arborizado e tranquilo, além de apreciar obras de artes confeccionadas por artistas  renomados.

No Cemitério da Consolação, há um roteiro geoturístico ↗. Não deixe de conhecer as pedras deste importante cemitério histórico paulistano e referência em arte tumular.

Geoturismo eclesiástico é um termo novo no Brasil, mas já é utilizado na Europa desde os anos 2000. Assim como os cemitérios, as igrejas também podem apresentar uma grande variedade de pedras usadas em sua construção, não só como revestimento e função estrutural, mas também como ornamentação em estátuas e detalhes arquitetônicos.

Há um roteiro de geoturismo eclesiástico nas igrejas localizadas no triângulo histórico da cidade de São Paulo ↗, delimitado pelo Largo São Bento, Largo São Francisco e Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Catedral_Metropolitana_de_São_Paulo_-_panoramio_(1)