O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas) tem como objetivos fomentar e promover atividades de pesquisa, de debate e de extensão nas áreas de Geoconservação, Geodiversidade, Patrimônio Geológico, Geoparques, Geoturismo, Educação de Geociências e Educação Ambiental, tendo como alicerces a pesquisa geológica básica, a divulgação de Geociências e a interação Geodiversidade/Biodiversidade, para benefício das comunidades envolvidas.

As atividades do GeoHereditas estão distribuídas em cinco áreas principais.

Áreas de atuação

Pesquisas associadas a inventários, avaliação de locais de interesse geológico, ações e políticas necessárias de gestão em diferentes níveis governamentais e em áreas protegidas.

Estudos dos materiais geológicos utilizados na construção de monumentos e edifícios. Essa área envolve desde ensaios laboratoriais de rochas, métodos não destrutivos de análise, divulgação e educação patrimonial e geocientífica.

O geoturismo vincula-se diretamente à conservação e à promoção da geodiversidade e do patrimônio geológico e ao conhecimento do meio ambiente. O geoturismo tem muitas semelhanças com o ecoturismo, a diferença é o foco nos conceitos geológicos.

Ensino e extensão para diferentes públicos dos tópicos de interface das Ciências da Terra para a construção de uma sociedade cidadã considerando a sustentabilidade, a conservação do patrimônio geológico e os elementos da geodiversidade e da cultura loca