GeoHereditas participa de curso de formação de monitores no Parque Estadual da Serra do Mar

Por Karolina von Sydow

Fruto de um convite da gestora do Núcleo Padre Dória (NPDOR) do Parque Estadual da Serra do Mar, Ana Lúcia Wuo, no dia 12/09, o GeoHereditas participou do curso de capacitação de monitores que está sendo promovido pela Fundação Florestal. O curso focou no estudo e compreensão dos conceitos e princípios gerais da Geologia.

Criado em março de 2014, o NPDOR abrange mais de 20 mil hectares cobrindo uma rica geodiversidade em meio às florestas da Mata Atlântica. Com relevante importância ambiental, histórica e cultural, o local fica próximo a outros Núcleos do Parque, referentes aos municípios do litoral paulista de São Sebastião, Caraguatatuba e Bertioga.

O curso foi dividido em três partes, incluindo noções teóricas e práticas, e contou com a participação de 20 integrantes do Parque Estadual da Serra do Mar. A primeira parte foi ministrada pela doutoranda e membro do GeoHereditas, Debora Queiroz, que tratou do assunto tempo geológico. Como atividade prática, o grupo precisou organizar uma sequência de eventos em uma linha do tempo, que representa a duração do tempo de vida da Terra, com 4,5 m, em escala.

Atividade prática sobre a linha do tempo geológico. Fonte: NPDOR

Ainda no período da manhã, na segunda etapa, a estudante do Curso de Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geociências da USP, Laura Balaguer, explanou sobre os minerais e rochas – conceitos, processos de formação e ciclo das rochas. Como proposta de prática, os participantes tiveram a missão de identificar as amostras de rochas (sedimentar, ígnea ou metamórfica), em uma cartolina, e desenhar o ciclo das rochas.

Explanação do tema Minerais e Rochas pela pesquisadora do NAP, Laura Balaguer. Fonte: NPDOR
Atividade prática de reconhecimento dos tipos de rochas e minerais. Fonte: NPDOR

No período da tarde, a terceira e última etapa do curso focou na explicação dos processos da tectônica de placas, incluindo tipos de movimentos, limites e forças atuantes. A coordenadora do GeoHereditas, a Profª. Dra. Maria da Glória Garcia, abordou também a dinâmica dos continentes e como foram se organizando ao longo do tempo geológico.

Para fortalecer a compreensão do tema, os monitores foram desafiados a montar um quebra-cabeça dos continentes, de acordo com as diversas configurações ao longo do tempo geológico. Para finalizar o dia de atividades, a professora apresentou o contexto de formação da Serra do Mar e citou exemplos dos geossítios do litoral de São Paulo.

No encerramento, foram sugeridas algumas reflexões dos participantes sobre as questões abordadas no curso. “Vocês acham que esta área tem algum potencial geológico, científico, turístico? Reconhecem no Parque alguns dos processos apresentados?”, questionou ela.

Os participantes, apesar de não saberem o nome das rochas, lembravam-se de afloramentos rochosos que conheciam das trilhas, reforçando o papel da geodiversidade como substrato da Mata Atlântica na Serra do Mar.

Aula sobre tectônica global e a dinâmica dos continentes ao longo do tempo. Fonte: NPDOR

A colaboração do GeoHereditas com as unidades de conservação paulistas não vem de hoje. Desde 2012, o NAP realiza treinamentos em outros núcleos do parque no litoral norte de São Paulo, sempre focando no papel dos monitores ambientais na multiplicação do conhecimento geológico e na preservação de elementos importantes da geodiversidade.

Integrantes do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Padre Dória (NPDOR) e do GeoHereditas no curso sobre noções de Geologia, em Salesópolis. Fonte: NPDOR