Painéis interpretativos

Um dos principais recursos utilizados pelo GeoHereditas para divulgar conceitos geológicos e conhecimentos em geociências para a sociedade, refere-se ao painel interpretativo. Integrando o projeto Roteiro Geoturístico Litoral Norte de São Paulo (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela), as placas de interpretação apresentam uma linguagem acessível e “traduzem” eficientemente informações acerca de dos principais geossítios situados nestes municípios, que integram o patrimônio geológico da região norte do estado, e dados sobre a sua formação e outros aspectos de interesse. 

Nas paisagens, podemos ver as serras, as encostas dos morros, as praias, as areias, costões rochosos… mas qual será a origem e a relação entre todos esses elementos? A resposta destas perguntas está nas geociências. E os painéis de divulgação científica ajudam a entender como a história geológica criou as paisagens e feições visualizadas, atualmente, na região.

Associados à proposta, estão o inventário, a quantificação e a classificação do patrimônio geológico do litoral norte com consequentes ações de incentivo a práticas de conservação da geodiversidade e educação ambiental nestes locais. 

Os painéis são resultado de um projeto da FAPESP (Processo 11/17261-6), coordenado pela pesquisadora Maria da Glória Garcia, inspirados pelo Projeto Caminhos Geológicos do Rio de Janeiro, precursor deste tipo de iniciativa, que surgiu em 2001, do Departamento de Recursos Minerais do estado (DRM-RJ). Confira todos os painéis já produzidos pelo grupo aqui.

 

Confira as imagens de algumas placas a seguir:

Confira os painéis em inglês: